André Franqueira Rodrigues interveio ontem na audição de confirmação do candidato a Comissário para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, destacando como prioridades o POSEI e o papel das regiões na PAC, as zonas rurais e a anunciada “Visão para a Agricultura e Alimentação”
“As zonas rurais e o sector agrícola enfrentam desafios significativos, que aguardam ainda respostas politicas adequadas”, foi com este alerta que André Franqueira Rodrigues iniciou a sua intervenção na audição do candidato a Comissário para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, onde os diferentes grupos políticos colocaram questões
Christophe Hansen, atual deputado ao Parlamento Europeu, foi indicado pelo Luxemburgo para ocupar um lugar no próximo Colégio de Comissários. As audições de confirmação dos Comissários indigitados perante as comissões competentes no Parlamento Europeu, neste caso a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, destinam-se a verificar se os candidatos são qualificados para serem membros do Colégio e para desempenhar as funções específicas que lhe foram atribuídas. A audição de ontem durou mais de três horas.
Referindo-se ao POSEI, o deputado açoriano questionou o Comissário indigitado se “para além de contar com o compromisso de reforço do orçamento, poderia garantir que irá defender o papel das regiões a nível europeu na futura PAC”. Relembre-se que André Franqueira Rodrigues tinha tido já a oportunidade, de numa reunião bilateral, convidar Christophe Hansen a visitar os Açores e de o sensibilizar para a relevância económica e social que o setor agrícola tem nos Açores, tendo solicitado uma atenção particular para as questões da agricultura nas RUP, por forma a garantir aos produtores condições justas e adequadas à manutenção da sua atividade com um sentido de efetiva pertença ao mercado comum europeu.
André Franqueira Rodrigues instou também o candidato a Comissário a indicar “as principais ações que irá desenvolver para defender as zonas rurais”, em particular as destinadas “a apoiar as autoridades locais e regionais na concretização do pleno potencial destas comunidades”. As zonas rurais representam cerca de 83% da área total da UE e são casa para 137 milhões de pessoas, 30,6% da população da UE.
O deputado socialista questionou ainda Christophe Hansen sobre a anunciada “Visão para a Agricultura e Alimentação”, que deverá ser apresentada nos primeiros 100 dias do mandato na nova Comissão, para perguntar como “irá garantir que esta Visão promoverá o desenvolvimento sustentável do sector, garantindo um rendimento justo aos agricultores e a resiliência aos desafios ambientais e climáticos” e instando ainda a um compromisso com “um calendário, metas e medidas politicas concretas”.
A audição foi seguida de reuniões internas no Parlamento Europeu entre os vários grupos políticos para avaliação do desempenho do candidato, que contou no final com a necessária provação por 2/3 dos membros da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. As audições as restantes irão continuar a decorrer até ao próximo dia 12 de novembro, após o que o conjunto do Colégio de comissários será alvo de votação em sessão plenária do Parlamento Europeu.